+1 - O que são Próteses Dentárias?
São dispositivos que permitem substituir dentes e outras estruturas orais (gengiva e osso) com o restabelecimento da função estética, fonética e mastigatória. Estas dividem-se em próteses removíveis e fixas.
+2 - O que é a prótese fixa?
É a restauração parcial ou total da coroa de um dente através de uma prótese que é colocada sobre o dente natural previamente preparado e/ou sobre implantes dentários, não podendo ser removida pelo paciente. Poderá ainda ser utilizada para a substituição de um ou mais dentes perdidos.
As próteses fixas podem ser coroas ou pontes e têm como objectivo mimetizar ao máximo a dentição natural do indivíduo. Existem outras formas de prótese fixa que não serão aqui abordadas.
A prótese fixa é a opção ideal nos casos em que faltam poucos dentes, não só pelo conforto como pela estética.
+3 - Qual é o objetivo das coroas?
As coroas são aconselhadas nos casos em que é necessário conferir maior resistência e durabilidade a dentes danificados, melhorar a estética, o formato ou o alinhamento dos dentes na arcada dentária. Uma coroa também pode ser colocada sobre um implante dentário, repondo a forma e a estrutura do dente natural perdido.
+4 - Qual é o objetivo das pontes?
As pontes são aconselhadas para substituir um ou mais dentes ausentes e são uma sequência de coroas, todas unidas.
As pontes podem ser realizadas sobre dentes naturais e nestes casos é necessário que estejam presentes dentes, pelo menos, nos extremos das falhas dentárias. Também podem ser efectuadas sobre implantes havendo necessidade de colocar esses implantes nos extremos das falhas dentárias.
Nas pontes mais extensas, podem existir dentes ou implantes entre os extremos para ser possível suportar toda a estrutura.
+5 - Em que situações estão indicadas as próteses fixas?
As próteses fixas são indicadas para:
- Substituir uma grande restauração quando não resta muita estrutura do dente natural
- Proteger um dente enfraquecido que sofreu fractura
- Aumentar a retenção e suporte de uma prótese removível esquelética
- Substituir um dente ausente colocando-a sobre um implante dentário
- Recobrir um dente com alteração da cor ou forma
- Proteger dentes desvitalizados em que a estrutura dentária remanescente está fragilizada
- Substituir dentes ausentes
+6 - Qual é o objetivo do uso dos implantes dentários?
Os avanços na medicina dentária permitem hoje uma nova opção de tratamento que é a coroa sobre um implante dentário.
Os implantes utilizam-se em casos de perda de um ou mais dentes quando se pretende efectuar próteses fixas. Nestes casos, os implantes funcionam como raízes naturais suportando as próteses fixas.
Para além desta indicação, os implantes são também muito úteis quando os pacientes são desdentados e em que não existe estrutura óssea e a mucosa gengival não permite a utilização de uma prótese total com conforto e estabilidade. Aqui o objectivo dos implantes é aumentar o suporte e retenção da prótese que neste caso será removível, embora fique bem estável.
+7 - Há necessidade de realização de tratamento endodôntico (desvitalização) dos dentes de suporte?
Por princípio não, pois o melhor elemento de suporte seria um dente íntegro na sua estrutura e com as gengivas sãs. Porém, se houver dúvidas quanto à saúde da polpa dentária, está indicado o tratamento endodôntico. Além disso, existem algumas situações clínicas que poderão levar à decisão de desvitalizar esses dentes.
+8 - Quanto tempo demora a confecção de uma prótese fixa?
São necessárias várias sessões clínicas, variando de acordo com a complexidade e extensão do trabalho a executar, e adicionalmente há o tempo que a prótese fixa demora a ser produzida pelo laboratório. Deste modo, até à conclusão de uma reabilitação fixa podem passar vários meses.
+9 - O resultado estético é bom?
Sim, na maior parte dos casos é bom. Contudo, há situações de grande perda óssea e de gengiva que dificultam a obtenção de uma estética excelente. Nesses casos, o tratamento tem como primeiro objectivo restabelecer a função da mastigação, como segundo a durabilidade e em terceiro lugar, a estética.
+10 - Eu fico sem os dentes durante o tratamento?
Não. O seu médico dentista confeccionará a prótese fixa provisória adequada aos dentes preparados, o que lhe permitirá mastigar, falar e sorrir satisfatoriamente durante o decorrer das fases de
tratamento.
A prótese fixa provisória tem como objectivo proteger o dente preparado mas não tem tanta estética e resistência como a coroa ou ponte definitiva que será confeccionada no laboratório. É importante salientar que estes dentes provisórios são utilizados com carácter temporário e não têm qualidade para serem consideradas restaurações fixas permanentes.
+11 - Este tratamento é simples?
É simples no entanto requerem uma grande experiência e conhecimento técnicos e científicos por parte do médico dentista, envolve a utilização de materiais e equipamento de elevada qualidade, sendo o trabalho laboratorial executado por um técnico de prótese com conhecimentos aprofundados para o efeito.
+12 - O que são próteses totais removíveis?
Se perdeu todos os seus dentes naturais, as próteses totais podem substituir os seus dentes e o seu sorriso. A prótese total convencional é feita e colocada na boca do paciente após a remoção dos últimos dentes presentes na boca e assim que os tecidos estiverem cicatrizados, o que pode levar alguns meses. Uma prótese total imediata é inserida na boca assim que se removem os dentes remanescentes. Com este tipo de próteses, o paciente não tem que passar nenhum período sem dentes, mas vai necessitar de a reajustar passado poucos meses.
+13 - O que são próteses parciais removíveis?
Em situações de ausência de alguns dentes e em que os dentes remanescentes são saudáveis pode optar por este tipo de prótese.
É uma prótese removível de estrutura metálica ou acrílica para suporte de dentes artificiais, destinada a restabelecer as funções orais: mastigação, estética, fonética, assim como, a estabilização e prevenção de outros problemas nos dentes remanescentes.
+14 - Qual a diferença entre uma prótese parcial esquelética e uma acrílica?
A prótese parcial esquelética é uma prótese com uma base metálica individualizada, feita sobre um molde e cujo esqueleto (estrutura) pode apoiar sobre a gengiva e os dentes. A prótese acrílica é
construída predominantemente em resina acrílica, e apoia apenas sobre as gengivas, apesar de poder ter partes metálicas pré-formadas em metal para retenção (ganchos) ou redes e barras para reforço.
+15 - Quais são as vantagens e desvantagens de uma prótese esquelética em relação a uma prótese acrílica?
A prótese esquelética tem a vantagem sobre a prótese acrílica de ser mais resistente e mais higiénica, como é uma prótese com uma base metálica pode também ser de menor espessura do que a acrílica, e por isso ser mais confortável. Ela tem também a vantagem de ter melhor suporte do que a prótese acrílica o que impede o seu afundamento na gengiva. No entanto, tem a desvantagem de envolver orçamentos mais elevados do que as acrílicas, devido aos custos do material utilizado e do procedimento laboratorial.
+16 - Qual a sensação do uso de próteses dentárias removíveis?
Próteses novas podem nas primeiras semanas ser desconfortáveis até se acostumar à sua presença. As próteses podem parecer soltas enquanto os músculos da mastigação e da língua aprendem
a mantê-la no seu lugar. É normal ocorrerem pequenas irritações ou ligeiras úlceras. A saliva pode aumentar nos primeiros dias. À medida que se vai habituando ao uso das próteses estes problemas
começam a diminuir. Uma ou mais consultas de controlo com o seu dentista são geralmente necessárias após a inserção de uma prótese.
+17 - Serei eu capaz de comer com as minhas próteses?
A mastigação exigirá alguma prática. Deve começar com alimentos mais suaves e cortados em pedaços mais pequenos. Deve mastigar devagar e repartir os alimentos pelos dois lados da boca ao mesmo tempo para evitar que as próteses oscilem. À medida que se torne mais habituado à mastigação, comece com outros alimentos até voltar à sua dieta normal.
+18 - As próteses fazem-me parecer diferente?
As próteses podem ser feitas de modo a parecerem-se com os seus dentes naturais para que as alterações na sua aparência sejam muito pequenas e por isso insignificantes e quase imperceptíveis. As próteses podem, aliás, melhorar a aparência da sua face, assim como do seu sorriso.
+19 - As próteses vão alterar a forma como falo?
Pronunciar correctamente determinadas palavras poderá levar algum tempo e exigir alguma prática. Ler em voz alta e pronunciar palavras difíceis pode ajudar. Se os problemas de fala persistirem deve consultar o seu médico dentista.
+20 - Quanto tempo devo usar as minhas próteses?
O seu médico dentista vai dar-lhe instruções sobre quanto tempo devem as próteses ser mantidas em boca. Durante os primeiros dias, deve estar consciente que as deve usar a maior parte do tempo, incluindo durante a noite enquanto dorme. Após o período inicial de habituação, deve remover as próteses antes de se ir deitar. Isto permitirá que as gengivas descansem e promova a saúde oral.
+21 - Devo usar fixador (adesivo) de prótese?
Adesivos para próteses podem proporcionar retenção adicional em próteses bem adaptadas. Estes adesivos não são a solução para próteses antigas e desajustadas da sua boca, nem devem ser
usados sistematicamente. Essas próteses podem precisar de rebasamentos ou mesmo de ser substituídas por outras novas próteses e se não o fizer, podem originar feridas de alguma gravidade.
+22 - Posso fazer ajustes mínimos ou reparações nas minhas próteses?
Pode danificar seriamente as suas próteses e prejudicar a sua saúde tentando fazer ajustes nas mesmas. Visite o seu médico dentista se a sua prótese partiu, rachou, estalou ou se um dos
dentes de acrílico se soltou. O médico dentista poderá fazer em tempo útil os ajustes ou concertos necessários.
+23 - Como devo cuidar das minhas próteses?
As próteses são muito sensíveis e podem partir com facilidade se deixadas cair mesmo de poucos centímetros. Deve ter uma toalha, um recipiente ou o lavatório com água quando maneja as próteses durante a sua higienização. Quando não estiver a usar as suas próteses mantenha-as afastadas de crianças ou animais domésticos. Tal como os dentes naturais, as próteses também devem ser escovadas diariamente para remover depósitos de alimentos e placa bacteriana. A escovagem ajuda a prevenir que as próteses fiquem com aspecto sujo e ajuda a manter o seu hálito
fresco e saudável. É preferível que use escovas próprias para próteses ou uma escova de dentes de cerdas macias.
O seu médico dentista poderá recomendar-lhe produtos específicos de higienização de próteses, que deverá comprar na sua farmácia.
+24 - As minhas próteses vão precisar de ser substituídas?
Com o passar do tempo as próteses vão precisar de ser reajustadas ou feitas umas novas devido ao desgaste pelo uso normal. As próteses poderão ter que ser substituídas quando começam a ficar
soltas na boca e/ou apresentam um significativo desgaste dos dentes. As próteses começam a ficar desadaptadas porque a sua boca vai naturalmente alterando com a idade, perdendo osso e
gengiva. Próteses desajustadas, que causam irritações constantes após um longo período, podem contribuir para o aparecimento de feridas, pelo que não deve usar uma prótese desajustada muito tempo.
+25 - Qual a periodicidade de marcação de consultas de controlo após reabilitação protética?
O seu médico dentista deverá aconselhar essa periodicidade. Consultas periódicas de controlo são muito importantes. O médico dentista examinará a sua boca para certificar-se que as suas próteses
continuam correctamente adaptadas à sua boca e para procurar sinais de doenças, incluindo o cancro oral.
Fonte: www.omd.pt