+1 - Oclusão e Disfunção Temporomandibular
A Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial é uma área clinica da Medicina Dentária, cujo campo de actuação é recente e compreende o diagnóstico e o tratamento de alterações patológicas (doenças) da Articulação Temporomandibular e das estruturas com ela relacionadas.
+2 - Qual a incidência de Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial?
A incidência deste tipo de doença tem vindo a aumentar consideravelmente, calculando-se que actualmente 50 a 75% da população exibe pelo menos um sinal e 25% tem sintomas associados. Verifica-se ainda uma prevalência maior em mulheres, bem como em adultos com idades compreendidas entre os 15 e os 45 anos.
+3 - O que é a Articulação TemporoMandibular (ATM)?
A Articulação TemporoMandibular (ATM) situa-se logo à frente do ouvido e une a mandíbula à cabeça, é composta por duas articulações (direita e esquerda) que actuam em simultâneo, com movimentos complexos permitindo a movimentação da mandíbula enquanto falamos, comemos, abrimos ou fechamos a boca, bocejamos, sorrimos, sendo por isso fundamental para a qualidade de vida e bem-estar do indivíduo.
+4 - Quais os sintomas de alteração patológica na ATM?
O principal sintoma de uma alteração na ATM é o estalido (clique), normalmente acompanhado de dor que se manifesta na cabeça, face, pescoço, olhos e dentes (região Orofacial). Não existe um único factor causador deste tipo de disfunção, acredita-se que o factor principal seja uma má oclusão dentária (má relação entre os dentes da maxila e mandíbula), sendo o "stress", os hábitos parafuncionais e algumas doenças sistémicas ou hormonais capazes de contribuir, modificar ou manter o seu aparecimento.
+5 - Quais as condições dolorosas mais comuns da região Orofacial?
Entre as condições dolorosas mais comuns da região Orofacial, destacam-se as dores de origem músculo-esquelética, mais conhecidas pelo termo Disfunções Temporomandibulares (DTMs). Estas disfunções envolvem os músculos da mastigação, a ATM e estruturas associadas ou ambas. Podem originar dores de cabeça, cansaço muscular, dor nas ATMs, dor próxima à região do ouvido, dores na região do pescoço, mordida instável e/ou dificuldade de mastigação, e/ou sensibilidade dentária quando não há nenhum problema aparente.
+6 - Objectivos da consulta de Oclusão, Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial?
A consulta de Oclusão, Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial tem como objectivo diagnosticar e tratar as diferentes Disfunções Temporomandibulares. Em patologias muito específicas pode ser necessária a intervenção cirúrgica, no entanto, na maioria dos casos pode ser tratada com o repouso das articulações e dos músculos mastigadores, através do fabrico de goteiras oclusais de relaxamento, o recurso a medicamentos específicos que actuem nas áreas articulares e musculares e na adopção de novos hábitos de vida mais saudáveis.
Em alguns casos, o paciente pode apresentar melhorias com manobras simples, como a alteração da dieta alimentar, realização de fisioterapia para os músculos envolvidos na sintomatologia e controle da força que exerce ao juntar os dentes.